segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Alinhando os desejos de consumo...


É batata: qualquer manual sobre finanças traz um capítulo com o título: Como organizar o orçamento após o casamento. Consultores são categóricos em afirmar que esse é um dos obstáculos mais difíceis que os casais precisam superar para terem um relacionamento feliz e duradouro. Estudos comprovam: a maioria dos divórcios acontecem por motivos relacionados – direta ou indiretamente – ao dinheiro.


Para muitos, realmente não é uma tarefa fácil. Afinal, cada um de nós cria em si uma relação particular com o dinheiro, e ter que mudar essa visão, e incorporar alguns princípios defendidos pelo parceiro, é uma tarefa que exige dedicação, paciência e, acima de tudo, muita vontade.

Marcelo e eu nunca tivemos muitos problemas com isso. Muitos casais – alguns conhecidos inclusive – vivem a dúvida: conta conjunta ou separada? Quem paga o que? Se eu ganho mais e minha mulher menos, eu pago tudo?

Com a gente, desde o primeiro momento não houve muita dúvida. A conta conjunta veio antes mesmo do casamento. E funciona assim: quando os salários caem nas contas junta-se tudo (vocês sabiam que o salário não pode cair na conta conjunta? Tem que ser uma conta onde vc é o titular), e esse tudo paga as contas, as compras, os passeios, as viagens e tudo mais para que se precise de dinheiro. Portanto é bem tranqüilo, não importa quem ganha quanto, é nosso dinheiro, para nossas coisas, e assim dá certo.


Obviamente, os desejos de consumo dos dois são diferentes, e é nesse momento que entra o jogo de cintura do casal, o ceder de vez em quando, e o defender o seu quando é preciso.



No meu convite de casamento havia a frase: Amar é encontrar na felicidade do outro, a própria felicidade. Acredito 100% nisso, e acho que esse é nosso maior problema: as brigas acontecem porque eu abro mão do que quero, para termos o que ele prefere (afinal quero vê-lo feliz) e ele faz a mesma coisa (afinal, e graças a Deus) ele também quer me ver feliz.



Isso é o máximo, mas às vezes é um saco. Sabe quanto tempo demoramos para escolher o que queremos comer? Fico eu: vamos no japonês, vc gosta tanto...E ele: mas você prefere massa, vamos naquela cantina? Ah não, vamos no japonês, sei que vc quer....mas você quer aquele macarrão que eu sei....A discussão acaba na praça de alimentação do shopping, 2 horas depois, cada um comendo o que prefere, quando nossa fome já está bombando...


E é isso que acontece quando queremos comprar algo...coisas mais caras, obviamente. Embora se quero um sapato, questiono se ele não está precisando mais do que eu...enfim!


Obviamente não somos iguais em tudo e, obviamente também, não desejamos sempre as mesmas coisas. Ele,por exemplo, prefere gastar dinheiro em carros, vídeo-game e action figures. Eu prefiro viajar, comprar roupas e um pouquinho mais de roupas. Então imagina né? Altas conversas até decidirmos o que comprar.

Carro é nossa maior discussão. Sou a básica: preciso de um carro para andar e só. Amo meu Ka vermelho cheio de adesivos de líbelula. Ok, um ar condicionado ia bem, mas de resto, não o troco por nada. Já ele tem verdadeira adoração por alguns modelos...e eu vivo achando absurdo termos o tais carros que ele gosta. E ele fica chateado, claro, tento de toda a maneiro convencê-lo a não mudar de carro, e por eu não vibro por um carro que tem um tide... Mas ele também não vibra ao achar o sapato nude perfeito, não é?


Quanto as viagens, essa era uma paixão minha que passou a ser dele também (mulheres são muito mais convincentes...eu já consegui convencê-lo de que vale a pena gastar alguns milhares de reais em uma boa viagem...ele não me convenceu que vale gastar esses mesmos milhares de reais em um carro). Depois que voltamos de Maragogi, ele tem o mesmo tesão que eu em planejar as viagens, Bariloche e Europa são os próximos desejos de consumo. Mas antes rolou uma pequena briga: ele ficou bravo por eu ter “esquecido” de mencionar que eu havia feito uma outra poupança once colocava dinheiro para pagarmos a viagem à vista.


Enfim, embora seja tudo diferente, tudo dá certo no final. A última grande aquisição foi dele, um XBOX 360 (no qual me divirto muito também) e a próxima será minha...só estou em dúvida sobre o que...a box com todas as temporadas de Gilmore Girls ou um coração de ouro branco para minha correntinha?


Tabata Pitol jura que ficaria feliz com o carro acima, mas adoraria pintar seu Ka de rosa

0 comentários:

 

Casarando Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino